Querido John - Nicholas Sparks

quinta-feira, 11 de julho de 2013



     Não gosto de Nicholas Sparks e nunca escondi isso. Nas resenhas que escrevo sobre os livros dele, sempre faço questão de destacar o quão meloso e sem graça são os romances de sua autoria.

     Porém... Uma exceção! Finalmente me deparei com um livro que posso dizer que é muito bom. “Querido John” não foge totalmente da forma melosa de Nicholas escrever, entretanto, possui uma história incrível que supera qualquer ponto negativo.

     O livro relata a história de dois jovens – John e Savannah – que, por mera coincidência (Também chamada de destino, rs’), se conhecem e descobrem o amor verdadeiro. No entanto, numa daquelas peças que o destino sempre ousa pregar no casal de apaixonados, existe entre eles a tal da distância. Assim, passam a se comunicar apenas através de cartas e raros telefonemas.

     John, soldado do exército, precisa esperar receber a licença para poder visitar a amada. O que aconteceria a cada ano, ou pelo menos deveria acontecer, caso uma série de fatores (Como a doença do seu pai e o ataque às torres gêmeas) não tivessem ocorrido.

Mas também aprendi que é possível seguir em frente, não importa quanto pareça impossível. Com o tempo, a dor... diminui. Pode não desaparecer completamente, mas depois de um tempo não é massacrante. Página: 298

     Quanto à forma como foi escrita, notei que o autor demonstrou muito conhecimento, fico pensando na quantidade de pesquisas que devem ter sido realizadas, tanto na área médica, quanto na parte de guerras. Temáticas que, no meu ponto de vista, geralmente acabam tornando o livro mais interessante.

Será que as pessoas realmente querem saber que vi um cara do meu pelotão atirar acidentalmente em uma criança que só estava no lugar errado na hora errada? Ou que vi soldados explodindo quando atingiam um IED- dispositivo explosivo improvisado – nas estradas próximas a Bagdá? Ou ainda que vi sangue empoçado nas ruas como água da chuva, com partes de corpos boiando? Não, as pessoas preferem ouvir sobre areia, porque isso mantém a guerra a uma distância segura. Página: 216

     A leitura flui naturalmente, ao menos para mim foi assim. Páginas foram devoradas rapidamente e garanto que quem for um pouquinho menos insensível que eu, vai chorar, haha’. Principalmente aqueles que, assim como eu, precisam ficar longe de algumas das pessoas que ama.

     E vocês? Já leram Querido John?





1 comentários:

  1. Gosto desse livros, algumas partes ele se torna cansativo, mas ele é bem sensível, sempre que passa o filme eu assisto, queria ter um tempinho para ler ele de novo!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!