A menina que roubava livros

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que dizer de um livro narrado pela morte?
     
     No início parece estranho e como primeira impressão pensei que fosse fictício ao extremo, algo que não me atrai. Porém, por ser um livro muito conhecido e elogiado, resolvi começar a ler. Enfim, não me arrependi nem um pouco e apesar de ser narrado pela "morte", é uma história bem realista.

     Achei impressionante a capacidade do autor Markus Zusak de conseguir narrar os acontecimentos da época do governo Hitlerista, de uma forma super realista, com passagens um tanto quanto divertidas e falando dos sofrimentos, as angústias e os pesadelos de uma garota de apenas 11 anos, que consegue encontrar o seu porto seguro nos livros. 

     Com um pano de fundo dos anos 1942, Liesel Meminger faz parte da cultura nazista e é a personagem principal deste romance. Ao longo da história, Liesel perde várias pessoas que ama, tudo por conta da guerra, de um governo orgulhoso e preconceituoso que pouco se importava em ajudar a população em geral. Mas mesmo assim, a menina que roubava livros continuava suportando, vivendo da melhor maneira que conseguia.

     Vale ressaltar também as atitudes do personagem Hans Hubermannpai de Liesel, que ajudava ao máximo os outros. Alguém que não pensava nas consequências quando um ser humano, não importando a religião ou nacionalidade, precisava de ajuda. Um belo exemplo a ser seguido!

     Particularmente adorei o livro! E vocês, o que acharam?


0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!