A busca incessante pela “beleza ideal”

sábado, 30 de junho de 2012




“A sociedade é estúpida. Realmente ela valoriza a estética e não o conteúdo.” Augusto Cury


Já parou para pensar de onde surgiu esse conceito ‘beleza ideal’? Em que nos baseamos ao afirmamos que uma pessoa é bonita ou feia? Todos sempre falam que não são perfeitos fisicamente, lhes pergunto, Deus erra? Por que é tão difícil aceitar as diversidades da beleza?

Os números comprovam: dois terços das mulheres entre 15 e 60 anos de idade evitam atividades básicas da vida porque se sentem mal com sua aparência; mais de 92% das garotas declaram querer mudar pelo menos um aspecto físico; nove entre dez mulheres querem melhorar alguma coisa no corpo. Os dados são da pesquisa mundial desenvolvida pela Dove/Unilever, em 2004” Abril.com.br

Pode até parecer estranho, visando que nossa cultura nunca enxergaria desta forma, mas na Mauritânia, país a noroeste da África, uma mulher gorda é considerada mais bonita que uma magra, aliás, quanto mais gorda, maior é a chance de uma menina conseguir casamento por lá.

É por esse e outros motivos que percebemos como “A beleza está nos olhos de quem vê”. Há muito tempo a cultura do nosso país vem impondo um ideal de beleza, colocando na cabeça da população, que para ser uma pessoa bonita, tem que possuir tais características.

Características essas que apenas uma pequena parcela da população possui, fazendo com que, o restante das pessoas passe boa parte da sua vida, se submetendo aos mais diversos sacrifícios, e tudo isso, apenas para conseguir alcançar uma beleza que a mídia impôs ser a ideal!

"O ideal de beleza cria um desejo de perfeição, introjetado e imperativo. Ansiedade, inadequação e baixa autoestima são os primeiros efeitos colaterais desse mecanismo. Os mais complexos podem ser a bulimia e a anorexia", afirma Rachel Moreno, autora do livro “A Beleza Impossível - Mídia, Mulher e Consumo”.

            O fato é: Um pouco de vaidade não faz mal a ninguém, desde que seja algo controlado. O problema maior da busca pela “beleza ideal” é que muitas pessoas ficam obcecadas por isso, chegando a cometer atos absurdos contra o próprio corpo, prejudicando desta forma sua saúde.

video
Vídeo retirado do Blog: Refletindo sobre a arte



0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para mim!







_____
.
  • '
Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!